terça-feira, 31 de julho de 2012

PLANO DE AULA "MÍDIAS NA EDUCAÇÃO"

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA DE PESQUISA LABORATÓRIO ENSINO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO 
Cursista: Maria Valdete da Silva Bolsoni -  Módulo: CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS -  CICLO: Avançado/Turma: MIERO2012 – VLHA/B Professora resp. pelo módulo: Daiani Ludmila Barth Coord. Prof. Dr. Jorge Luis N. de Lima Formadora: Jane Gomes Bezerra Atividade: bilbiotecaplanoconvergencia Período 16/07 a 31/08/2012 CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS: 

FORMAS DE TRABALHAR COM A MÍDIA IMPRESSA NO MEIO DIGITAL 

 1. JUSTIFICATIVA As práticas pedagógicas atuais buscam balizar a inserção das diversas mídias no currículo escolar, principalmente em Rondônia, onde se passa por um momento de reflexão e reordenamento curricular. Sabe-se que em todo o ensino básico é muito empregado a mídia impressa, entretanto na atual conjuntura há grande empenho no ensejo de integrar a mídia impressa à mídia digital, em especial: computador, internet e câmeras digitais. Atualmente é comum ver professores empregando jogos educativos (on-line), com o uso da internet com editor de texto e diversos programas e sítios educativos, no ato de ensinar e aprender. Em Colorado do Oeste Rondônia, na formação técnica para funcionários não docentes da educação, PROFUNCIONÁRIO, que tem um ano e meio de duração, 16 módulos impressos, realizado na modalidade semi presencial, nível pós médio, desenvolvido á partir da parceria MEC, SEDUC, SINTERO, com encontros quinzenais com duração de seis horas corridas por encontro. Por si só os módulos impressos trazem uma riqueza imensa de conteúdos atualizados e pertinentes ao contexto profissional no campo da educação, mas, se ficar apenas na leitura o encontro fica cansativo, em detrimento da quantidade de horas de cada encontro presencial, então é necessário mesclar as atividades com momentos de leituras, debates, reflexões, exibições de filmes, vídeos, sessão de fotos, atividades práticas de produção através do uso do computador e assim usa-se a convergência das mídias, uma vez que os novos tempos exigem mudanças no ato de ensinar e aprender promovendo rupturas e mudanças de paradigmas.

2. OBJETIVOS 
GERAL Usar em sala de aula, junto aos alunos do PROFUNCIONÁRIO/COLORADO, recursos relacionados à convergência das mídias, aliando a mídia impressa no meio digital.
 ESPECÍFICOS - Apresentar as unidades 1 e 2 do módulo impresso nº 11 do PROFUNCIONÁRIO; - Realizar leituras em grupos; - Explanar principais conclusões das unidades lidas; - Exibir vídeos que ilustrem o material impresso em discussão; - Fotografar os cursistas; - Montar slide à partir das fotos; - Aliar a convergência das mídias no fazer pedagógico; - Manter comunicação entre cursistas e tutora por e-mail; - Produzir relatório final; - Postar o relatório final em http://profuncionariocolorado.blogspot.com.br

 3- ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - Leitura em grupo as unidades 1 e 2 do Módulo 11 do PROFUNCIONÁRIO: Gestão Democrática nos sistemas e nas escolas; - Apresentação das unidades lidas; - Veicular os vídeos: Gestão: Conselho Escolar; Gestão escolar e suas nuances; - Sessão fotográfica envolvendo os cursistas realizando suas atividades; - Produção de slide; - Postagem do relatório e slide do encontro presencial de 04/08/2012, no blog: http://profuncionariocolorado.blogspot.com.br

4. METODOLOGIA Ao iniciar a aula contextualizar junto aos cursistas sobre os objetivos da aula, enfatizando a importância do Módulo “Gestão Democrática: nos sistemas e na escola”, com destaque para a sua funcionalidade no contexto escolar, bem como relacionar através de exemplos práticos, advindos do diálogo e feedback o uso da tecnologia, indagando como os cursistas se relacionam com a tecnologia hoje. Comentar com os cursistas que a tecnologia passa por um período de adaptação foi assim com a escrita em pergaminhos, em livros e também com o uso do computador. Em seguida dividir os 29 cursistas da turma Técnico em Secretaria Escolar em 4 grupos (de 7/8 cursistas cada grupo); realizar a leitura em grupo as unidades 1 e 2 do Módulo 11 do PROFUNCI-ONÁRIO: Gestão Democrática nos sistemas e nas escolas; na sequência os cursistas deverão apresentar suas principais conclusões sobre as unidades lidas; A tutora deverá veicular os vídeos: Gestão: Conselho Escolar; Gestão escolar e suas nuances; Sessão fotográfica envolvendo os cursistas realizando suas atividades; encaminhar ao laboratório de informática do CEEJA (local onde acontecem os encontros de formação realizados quinzenalmente) para em grupos produzir slide, referentes ao conteúdo explanado; encaminhar por e-mail para a tutora os slides produzidos por cada grupo. A tutora deverá postar no blog do PROFUNCIONÁRIO o relatório e slide do encontro presencial de 04/08/2012.

 6. RECURSOS Recursos materiais: módulo impresso nº 10 do PROFUN-CIONÁRIO, Câmera fotográfica, internet, computador, pendrive, e tinta para impressora. Recursos humanos: Tutora e cursistas.

7. AVALIAÇÃO Como proposta de avaliação de aprendizagem, realizar-se-á atividades de produção oral, também os alunos confeccionaram cartazes sobre as inovações tecnológicas do século XXI, com informações sobre a convergência das mídias, quando relacionadas o módulo impresso, com os vídeos exibidos no computador, produção de slide a partir de fotos, postagem do material no blog, ou seja a união de várias mídias aliadas ao fazer pedagógico. Observar a capacidade de cada grupo em relação a desenvoltura relacionada a explanação verbal sobre o tema em discussão e envolvimento das mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário