terça-feira, 27 de novembro de 2012

Memorial 14 Turma: Téc. em Secret. Escolar/JOSUÉ


Colorado do Oeste – Rondônia        Data: 26/11/2012
MEMORIAL DO MÓDULO   14
Nome do cursista: JOSUÉ CARDOSO DE MORAES                
Tutora: VALDETE BOLSONI
Habilitação: Técnico em Secretaria Escolar
Instituição que trabalha: EEEFM. “MANUEL BANDEIRA”
Município: Colorado do Oeste/RO

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012

Este memorial refere-se ao módulo 14 estudado no curso técnico em Secretaria Escolar para os funcionários da educação (Profuncionário) onde o tema abordado foi: “Contabilidade na escola”, autoria de Carlos Augusto de Medeiros e Carlos Mattos de Souza Junior. Os assuntos tratados foram: UNIDADE 1 – Do simples registro à Contabilidade na escola. A Contabilidade como necessidade humana. As Contabilidades Comercial e Pública. O Planejamento Público e o cotidiano escolar. UNIDADE 2 – Origem dos recursos para execução do Orçamento Público e definição da parcela vinculada à educação. As fontes de recursos da educação. A Elaboração do Orçamento da União. O Planejamento e o Orçamento na escola pública. UNIDADE 3 – Aplicação da parcela dos recursos do Orçamento Público vinculados ao financiamento da educação. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEB). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O encontro teve início com a leitura emocionada do Cursista Deoclides Júnior.
A mensagem foi: “Não julgues". Tutora Valdete sempre provocando grandes emoções...
O objetivo da Contabilidade Aplicada à Administração Pública é o de fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões; aos órgãos de controle interno e externo, para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares, informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições. Essas informações estão no Manual Siafi da Secretaria do Tesouro Nacional. O presente Módulo tem o propósito de debater sobre a Contabilidade
como ferramenta necessária ao desenvolvimento humano, apresentar a origem
e a aplicação dos recursos da educação básica pública no Br
asil. A nossa atual Constituição, de 1988, mantém a vinculação de recursos destinados para a educação em seu Art. 212 que, a propósito, configura-se no alvo privilegiado das atenções para com o fazer educacional. Não à toa, tem recebido a atenção dos pesquisadores. A contabilidade tem a idade da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas de necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Individualmente, podemos não planejar para alcançarmos nossos objetivos, mas quando se trata do Governo a situação é diferente, pois está valendo o desejo coletivo, a vontade de um povo. O governante não pode simplesmente informar ao povo que representa que não foi possível cumprir o que prometeu porque não planejou, que tudo ficou na intenção, na vontade de fazer. Quando falamos de Contabilidade da educação pública não necessariamente estamos tratando de contabilidade na escola. O financiamento da educação tem se configurado como uma das bandeiras mais significativas dos educadores. Uma educação pública, gratuita, de qualidade para todos tem sido perseguida desde a Primeira República (1889-1930) que culminou no mais importante documento de educação desse País: O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Esse Manifesto chama a atenção da nação para a urgência de um Plano Nacional de Educação por meio do qual se construiria o país desejado.

Fomos convidados ao Pátio do CEEJA para presenciar e curtir a Mega Palestra da Enfermeira Horana Moro sobre DST, doenças sexualmente transmissíveis.  Ela começou explicando sobre os cuidados que devemos ter com a higiene principalmente nas partes íntimas para evitar a contaminação com bactérias que pode ocasionar doenças, explicou como se pega através de sexo sem camisinha seringas contaminada transfusão de sangue, explicou sobre portares assintomático são pessoas que tem a doença e não apresenta sintomas explicou sobre herpes genital danavanose linfagranuloma venéreo sífilis gonorréia tricominiase vaginase bacteriana doenças que causam verrugas também conhecida como crista de galo parece com couve flor , falou um pouco sobre hepatite B e AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) HIV é o vírus AIDS já é a doença. Em seguida degustamos aquela merenda Boa... Ao retornarmos para nossa sala a tutora falou um pouco sobre a contabilidade que existe desde o tempo da Bíblia. Estudamos sobre contabilidade comercial e pública, contabilidade comercial, planejamento público previsto na Constituição Federal de 1988. A tutora deu para nós elaborarmos o nosso orçamento mensal onde colocamos nossa renda mensal como entrada e nossas despesas como saídas. Na unidade dois estudamos sobre taxas tributos impostos a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Comentamos um pouco sobre impostos que trabalhamos cinco meses para pagar impostos tem IOF ICMS IPVA IPTU ISS. No Brasil há muita sonegação fiscal, pirataria, temos de adquirir o hábito de exigir a nota fiscal, que agora são eletrônicas na maioria dos estados.

Este módulo tem o propósito de debater sobre a Contabilidade como ferramenta necessária ao desenvolvimento humano, apresentar a origem e a aplicação dos recursos da Educação Básica no Brasil. Tendo esse conhecimento, cremos que estaremos aptos para refletir sobre como garantir o acesso de um número cada vez maior de pessoas à Escola Pública, gratuita e de qualidade.
Os desafios para melhorar a Educação Pública são enormes e necessários porque, sobretudo, acreditamos tratar-se de um instrumento para redução das desigualdades sociais do nosso país. A destinação dos recursos à educação e de que forma a escola deve proceder a prestação de contas. Estudamos sobre algumas leis (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual), todos eles indispensáveis à formação do Orçamento destinados à educação Neste módulo, nós estudamos sobre contabilidade na escola. Vimos de que forma se dá. Estudamos também como se dá a captação dos recursos através de taxas, impostos e contribuições e de que forma tudo isso retorna para que tenhamos uma educação de qualidade. Final do curso à vista. Muita saudade vai ficar. O aprendizado levaremos vida a dentro...

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