Colorado do Oeste – Rondônia, 20 de outubro de 2012.
Nome
do cursista: Sandra Ramiro dos Santos Silva
Tutora:
Maria Valdete da Silva Bolsoni
Habilitação:
Técnico em Secretaria Escolar
Município:
Colorado do Oeste RO.
O módulo 13 – Técnicas de redação e arquivo,
escrito por Rosineide Magalhães de Souza, tem como objetivo
estimular o desenvolvimento de habilidades comunicativas, interacionais, contribuindo para que os profissionais da secretaria saibam lidar com a escrituração escolar, com métodos
básicos de arquivamento, entre outros.
Nosso último encontro (do mód. 13), aconteceu no dia 20 de outubro do corrente ano, nas
dependências do CEEJA. O encontro teve início com a leitura da mensagem “Depende de mim" e “Seu maior tesouro”, na sequência
a tutora explanou que nenhuma língua consegue manter-se rigorosamente a mesma, numa grande extensão territorial, como é o caso do Brasil e, assim evoluem, transformam-se e vão adquirindo peculiaridades próprias de cada região, entretanto é preciso ter claro que todas as variedades do ponto de vista estrutural linguístico são corretas e completas em si. Deve-se evitar todo e qualquer tipo de preconceito, não se deve
ficar corrigindo ou constrangendo as pessoas, entretanto é necessário ser atento na hora
da escrita.
Prosseguindo, a tutora comentou mais uma vez sobre o relatório de
estágio, lembrando que as citações devem ser referenciadas.
Foram feitas leituras coletivas relacionadas à apresentação do módulo e introdução, foram feitas várias atividades de leituras das unidades do módulo, tanto individuais como em grupos, bem como foram
feitos quatro pratiques, sempre enfatizando a variação linguística.
A
unidade três foi lida coletivamente e comentada, com enfase para as regras da escrita. Foram feitas atividades envolvendo a escrita de memorando, oficio, bilhete, ata entre outros, com atenção especial às formas de tratamento, no intuito de empregá-los corretamente, de acordo com a função de cada estilo de comunicação, considerando também a posição que o destinatário ocupa, pois, quando
se conhece as diferentes modalidades de uso da linguagem, circula-se
com mais liberdade nos diversos contextos sociais.
De acordo com o pratique feito, compreende-se que os documentos mais utilizados no dia
a dia do trabalho dos funcionários da secretaria é o e-mail e ofícios, tendo com função social
informar, encaminhar ou solicitar algo.
Este módulo tratou de arquivos, destacando que é necessário mantê-los em
ordem, garantindo que os documentos sejam localizados com agilidade.
A ética profissional deve abranger a todos. As pessoas devem
ser éticas independente dos outros, ser correto e justo faz bem para
o ego e para a alma.
As unidades 7 e 8 foram debatidas pelos cursistas, nas quais traçou-se comentários.
A unidade 7 destaca que cada um tem seu papel na escola, o
diretor, o vice-diretor, secretário, sendo que na ausência de um, o próximo da escala hierárquica deve assumir as responsabilidades da administração, e assim por diante, todos devem contribuir com seus
conhecimentos e serviços específicos, independente de função,
a final, todos são responsáveis pelos estudantes. A unidade 8, aborda sobre escrituração
escolar, destacando que cada documento tem um padrão específico de escrituração,
função social e serve a uma ou várias pessoas da escola.
Conclui-se que este módulo trouxe conhecimento para a área de
atuação: Técnico em Secretaria Escolar, o qual contribuirá no dia a dia, é recomendável mantê-lo como livro
de consulta, bem como é plausível mantê-lo arquivado na gaveta da mesa da escola.
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