segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sandra Ramiro - Memorial 13 Profuncionário / Téc. em Secretaria Escolar.

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Colorado do Oeste – Rondônia, 20 de outubro de 2012.
Nome do cursista: Sandra Ramiro dos Santos Silva 
Tutora: Maria Valdete da Silva Bolsoni 
Habilitação: Técnico em Secretaria Escolar
Município: Colorado do Oeste RO.

         O módulo 13 – Técnicas de redação e arquivo, escrito por Rosineide Magalhães de Souza, tem como objetivo estimular o desenvolvimento de  habilidades comunicativas, interacionais, contribuindo para que os profissionais da secretaria saibam lidar com a escrituração escolar, com métodos básicos de arquivamento, entre outros.
  Nosso último encontro (do mód. 13), aconteceu no dia 20 de outubro do corrente ano, nas dependências do CEEJA. O encontro teve início com a leitura da mensagem “Depende de mim" e  “Seu maior tesouro”, na sequência a tutora explanou que nenhuma língua consegue manter-se rigorosamente a mesma, numa grande extensão territorial, como é o caso do Brasil e, assim evoluem, transformam-se e vão adquirindo peculiaridades  próprias de cada região, entretanto é preciso ter claro que todas as variedades do ponto de vista estrutural linguístico são corretas e completas em si. Deve-se evitar todo e qualquer tipo de preconceito, não se deve ficar corrigindo ou constrangendo as pessoas, entretanto é necessário ser atento na hora da escrita.
Prosseguindo, a tutora comentou mais uma vez sobre o relatório de estágio, lembrando que as citações devem ser referenciadas.
Foram feitas leituras coletivas relacionadas à apresentação do módulo e introdução, foram feitas várias atividades de leituras das unidades do módulo, tanto individuais como em grupos, bem como foram feitos quatro pratiques, sempre enfatizando a  variação linguística. 
A unidade três foi lida  coletivamente e comentada, com enfase para as regras da escrita. Foram feitas atividades envolvendo a escrita de memorando, oficio, bilhete, ata entre outros, com atenção especial às formas de tratamento, no intuito de empregá-los corretamente, de acordo com a função de cada estilo de comunicação, considerando também a posição que  o destinatário ocupa, pois, quando se conhece as diferentes modalidades de uso da linguagem, circula-se com mais liberdade nos diversos contextos sociais.
De acordo com o pratique feito, compreende-se que os documentos mais utilizados no dia a dia do trabalho dos funcionários da secretaria é o e-mail e ofícios, tendo com função social informar, encaminhar ou solicitar algo.
Este módulo tratou de arquivos, destacando que é necessário mantê-los em ordem, garantindo que os documentos sejam localizados com agilidade.
A ética profissional deve abranger a todos. As pessoas devem ser éticas independente dos outros, ser correto e justo faz bem para o ego e para a alma.
As unidades 7 e 8 foram debatidas pelos cursistas, nas quais traçou-se comentários.
A unidade 7 destaca que cada um tem seu papel na escola, o diretor, o vice-diretor, secretário, sendo que na ausência de um,  o próximo  da escala hierárquica deve  assumir as responsabilidades da administração, e assim por diante, todos devem contribuir com seus conhecimentos e serviços específicos, independente de função, a final, todos são responsáveis pelos estudantes. A unidade  8, aborda sobre escrituração escolar, destacando que cada documento tem um padrão específico de escrituração, função social e serve a uma ou várias pessoas da escola.
Conclui-se que este módulo trouxe conhecimento para a área de atuação: Técnico em Secretaria Escolar,  o qual contribuirá no dia a dia, é recomendável  mantê-lo como livro de consulta, bem como é plausível mantê-lo  arquivado na gaveta da mesa da escola.

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