quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Memorial 12 LEANI Técnico em Secretaria Escolar. Colorado do Oeste - RO



                          MEMORIAL Nº 12
Memorial do módulo doze do profuncionário, “Legislação Escolar” o qual possui quatro unidades, escrito por Ricardo Gonçalves Pacheco e Aquiles Santos Cerqueira, o texto assegura conhecimentos sobre legislação, conduz ao entendimento de que os servidores públicos necessitam agir com ética, responsabilidade e profissionalismo ao atuar em escola pública.
Os autores enfatizam que é preciso conhecer processos que constituem a evolução da legislação na educação, refletir sobre conselho e regimento escolar, bem como destaca a importância do fortalecimento  da gestão democrática na escola.
Na turma Técnico em Secretaria, na agenda dos encontros presenciais/quinzenais sempre constam: mensagens de otimismo, orações, agradecimentos, revisões de encontros anteriores, entrega de pesquisas, pratiques, memoriais, relatórios, bem como são feitos comentários sobre o curso e em todos os encontros, há novidades que fazem com que a turma se anime cada dia mais, e nem pense em faltar, pois os encontros são inéditos, exemplo: nesse último encontro, além de estudarmos detalhadamente os conteúdos do módulo,  assistimos o filme “A VIRADA”, o qual nos transmitiu uma lição de vida. Muitas vezes crescemos “pisando” nos outros sem pensar que a vida dá muitas voltas e pode virar de cabeça para baixo e só DEUS e muita fé pode mudar  a situação foi o que aconteceu com o vendedor de carro usados, no filme “A Virada”.
Para estudar esse módulo, a tutora dividiu a sala em grupos, distribuiu os conteúdos para serem apresentados depois do intervalo, cada grupo elegeu um líder para falar sobre as unidades. Passamos a estudar  a educação e as constituições, vimos que desde 1824 quando D.Pedro I e sua  equipe elaborou a 1ª Constituição através de uma carta, garantiu o direito gratuito para a educação primária, e desde então, se buscou uma  constituição cidadã.
Estudamos como a educação foi tratada em todas as constituições outorgadas no Brasil até chegar a constituição de 1988, a qual pode ser considerada como o marco de abertura  do processo para a democratização política da sociedade brasileira, representa o começo da grande revolução na educação, daí por diante...  um longo caminho  a  ser percorrido, com vitórias, derrotas, reformas, ajustes, até chegar  na elaboração da constituição assegurando educação de qualidade. A constituição foi reforçada/ampliada pela LDB 9394/96. 
Outras conquistas foi a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Plano Nacional de Educação - PNE, Conselho Escolar e Regimento Escolar, gestão democrática, entre outras.
Nos pratiques pesquisamos sobre parcerias  e projetos que a escola tem com a comunidade, no caso, registro que o CEEJA  é parceiro da Faculdade de Educação de Colorado - FAEC através de estágios, do SINTERO reforçando laços entre a instituição que prima pelos direitos e deveres dos servidores, parceiro da SEMEC/COLORFESTI, SEJUS com educação prisional, entre outras.

Em relação aos recursos financeiros do CEEJA, constatou-se que a escola é abrangida pelo Programa de Apoio Financeiro PROFIPIS.

Quanto aos problemas educacionais, a escola tem batalhado, através de quadro profissional especializado,  por encontrar caminhos que evitem a  evasão, coloca em prática ensino em várias modalidades, os quais se aproxima da realidade do aluno.           

 O estudo do módulo 12 reforçou o entendimento sobre  leis, programas e parcerias, os quais  são essenciais para desenvolvermos do papel de educador, de bons profissionais na instituição de ensino. E, assim concluímos mais um módulo do profuncionário com garra, estamos chegando na reta final.QUE SAUDADES!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário