quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MÓDULO 11- PROFUNCIONARIO COLORADO DO OESTE - RO

RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO MÓDULO 11/ 2012

Turma: Técnico em Secretaria Escolar: Módulo 11 / Gestão democrática nos sistema e ensino Atividades Presenciais
O estudo do módulo 11 de Secretaria Escolar: Gestão democrática nos sistemas e na escola remete a uma prática importante social da educação: a gestão democrática no sistema de ensino e na escola. No módulo 11 constata-se que a ação dos funcionários na escola é, sobretudo, uma ação educativa. Todos que atuam na escola se envolvem na prática social da educação, uns com mais consciência sobre seu papel, outros com menos. Percebe-se que quanto mais consciente se tornam as ações, maiores são as possibilidades de se construir uma escola inclusiva, democrática e de qualidade para todos.
No módulo 11 estudou-se através de leituras individuais e de grupos as seguintes unidades: A educação brasileira; gestão democrática da educação; financiamento da educação básica e gestão financeira da escola; gestão democrática da escola e o projeto pedagógico. As unidades estudadas incentivaram a integração e a participação nos diversos segmentos escolares.
Com vistas a melhor compreensão do tema em estudo foi veiculado os filmes: Escritores da Liberdade e Prova de Fogo, o primeiro desvela a educação tradicional sendo substituída por educação construtivista/libertadora/democrática e o segundo trata de relações interpessoais.
Foram feitas orientações e acompanhamentos das atividades desenvolvidas pelos cursistas, relacionadas ao estágio – 2ª fase.

Turma Técnica em Alimentação Escolar: Módulo 11Alimentação saudável e sustentável- Atividades Presenciais desenvolvidas
Os encontros do módulo 11 contaram com mensagem de acolhida, com temas ligados à alto estima. Recepção de atividades referente ao modulo 10; entrega do módulo 11 – “Alimentação Saudável e Sustentável”, leitura da apresentação do módulo e indicação dos pratiques. Fez-se leitura individual e silenciosa das unidades do módulo. Após as leituras, a tutora fez a explanação das unidades através de slides, oportunizando às cursistas, discussões e feedback. Elaborou-se o Plano de Trabalho da Prática Profissional Supervisionada - 2ª fase e procedeu-se a devolução de alguns memoriais, aos cursistas, para ampliação de ideias e alguns ajustes. Reuniu-se os cursistas em grupo, por escola de acordo com suas respectivas lotações, para a realização dos pratiques culminando na construção do cartaz da Pirâmide Alimentar. Terminada a tarefa as cursistas se dirigiram a cozinha do CEEJA – Tancredo de Almeida Neves para a execução de mais uma atividade que foi a preparação de suco nutritivo à base de cenoura, limão e couve, entre outros ingredientes naturais, o qual foi servido a todos cursistas no intervalo. Registra-se que houve integração entre tutora e cursistas compartilhando saberes e experiências. O módulo “Alimentação Saudável e Sustentável”, em muito contribuiu na formação técnica das profissionais abrangidas pelo programa, através das informações teóricas com estímulo à prática inovadora.

Turma: Técnico em Infraestrutura Escolar: Módulo 11Meio ambiente, sociedade e educação- Atividades Presenciais desenvolvidas
Os encontros quinzenais do módulo 11 contaram com mensagem de acolhida Mensagem: “A cada manhã” e “Não se deixe enterrar”. Recebimento de atividades referente ao modulo 10; entrega do módulo 11 – “Meio Ambiente, Sociedade e Educação”, leitura da apresentação e indicação dos pratiques. Leitura individual e silenciosa das unidades do módulo. Na sequência das leituras silenciosas procedeu-se a explanação das unidades pela tutora, através de slides, oportunizando aos cursistas inferências a respeito dos temas tratados, bem como abertura de espaço para discussões e troca de experiências. Para enfatizar o tema, foi apresentado o vídeo: efeito estufa acessado através do youtube. Elaborou-se em sala o plano de trabalho da pratica profissional supervisionada - 2ª fase. Orientou-se e fez-se algumas indicações necessárias relacionadas ao projeto que servirá de baluarte á execução da prática profissional supervisionada. Houve espaço para discussões relacionadas a memoriais, enfatizando técnicas de redação atualizada e coerente com a formação do PROFUNCIONÁRIO.
Registra-se que as atividades foram realizadas com responsabilidade e dedicação. Foi visível a satisfação dos cursistas em trabalhar mais um módulo da área específica. Demonstraram conhecimento relacionado às discussões dos conteúdos relacionando teoria à prática.
 
 OBSERVAÇÕES
O Módulo 11 é estruturado de forma a direcionar para campos específicos de acordo com o objetivo de área formação, sendo elas: técnico em alimentação, técnico em infraestrutura e técnico em secretaria escolar. As tutoras, das respectivas turmas, incluíram vídeos, slides, filmes, pesquisas na internet, no transcorrer das aulas.
Foram feitas duas entrevistas com cursistas, indagando sobre a qualidade e importância do PROFUNCIONÁRIO as quais foram gravadas em CD para posterior encaminhamento a Gerência do programa/Porto Velho. Também foi gravada entrevista no formato “roda de conversa”, envolvendo cursistas, tutora do profuncionário e membro da direção do SINTERO/Colorado enfatizando a parceria entre SEDUC/SINTERO, cuja gravação foi encaminhada à coordenação do SINTERO.
Neste momento os cursistas estão se sentindo valorizados pela gratificação de 5% para os concluintes do PROFUNCIONÁRIO que foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia a qual aguarda a sansão do Governo e publicação em diário oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário