quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Memorial 12 do Josué / Téc. em Secretaria Escolar - Rondônia



MEMORIAL DO MÓDULO   12
Cursista: JOSUÉ CARDOSO           
Tutora: VALDETE BOLSONI                            
Habilitação: Técnico em Secretaria Escolar
Município: Colorado do Oeste/RO

Domingo, 23 de Setembro de 2012


Este memorial refere-se ao módulo 12 estudado no curso técnico em Secretaria Escolar para os funcionários da educação (Profuncionário) onde o tema abordado foi: “Legislação escolar”, autoria de RICARDO GONÇALVES PACHECO e AQUILES SANTOS CERQUEIRA. Os assuntos tratados foram: UNIDADE 1 – A educação e as constituições. UNIDADE 2 – A gestão da educacional na legislação. Plano nacional de educação – Resgatando o Debate O que é um Plano Nacional de Educação? Antecedentes do PNE: breve histórico PNE do Governo PNE - Proposta da sociedade civil Tramitação do pne no congresso nacional Aprofundando a reflexão: UNIDADE 4 – O regimento escolar.
Iniciamos o módulo 12, com apresentação e socialização das unidades pela tutora Valdete Bolsoni, que repassa a nós cursistas o conteúdo do módulo de uma maneira bem prática e objetiva. Assim conseguimos entender o conteúdo exposto de forma ampla e satisfatória. Sem falar nos debates entre nós, uma festa de conhecimento!
Ah, desta vez eu quero deixar gravado aqui nossos instantes inesquecíveis: Apresentação de trabalhos, resenhas de filmes, a merenda (delícia); a amizade fortalecida a cada encontro, a gravidez da cursista Carla, as mensagens otimistas, a timidez de Deoclides e Josué, a presença pacificadora de Mister Manfredo, as dinâmicas...
A escola Manuel Bandeira tem parceria com o Ministério Público; Conselho  Tutelar; FAEC e IFRO. Entre outras possibilidades de parceria, acredito que seria muito importante ter uma estreita relação com a Prefeitura e Câmara Municipal. Por outro lado, os currículos, tanto das escolas públicas como das privadas, seguem uma dinâmica semelhante à produção capitalista. Os alunos passam de disciplina a disciplina, de professor a professor, chegam à secretaria quando estão “prontos” e recebem notas e certificados, num processo semelhante a uma linha de montagem.
O grande problema educacional  é a “construção da casa”. Aqui em Colorado e na maioria deles Brasil adentro as metas ainda estão bem distantes do que sonhamos para a conquista do topo na educação.
Nesse módulo, conhecemos os aspectos legais que estruturam a educação escolar, como um conjunto de orientações para ordenamento e fundamentação de uma prática profissional, conhecimento da legislação, compreendendo a finalidade de suas ações enquanto servidor público em uma escola pública, conhecendo os processos que constituem a evolução da legislação da educação e refletindo sobre o Conselho Escolar e o Regimento Escolar, assumindo o papel ativo no aprimoramento da legislação e no fortalecimento da Gestão Democrática da escola e da Educação Escolar.
Conhecemos sobre os programas governamentais vinculados ao FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). E, assim, tivemos conhecimentos de leis, programas e parcerias que se tornam essenciais para desenvolvermos o nosso papel de educador e nos tornarmos ótimos profissionais!
Com o estudo deste módulo conseguimos como profissionais da educação demonstrar na prática de trabalho, conhecimento da legislação compreendendo a finalidade de suas ações enquanto servidor público em uma escola pública. Neste módulo conhecemos os processos que constituem a evolução da legislação da educação e refletindo sobre o conselho escolar e o regimento escolar, assuma papel ativo no aprimoramento da legislação e no fortalecimento da gestão democrática da escola e da educação escolar.
 Antigamente nas salas de aula, no Brasil,   não era possível aos professores usarem filmes para ensinar, entretanto, atualmente os filmes, são aproveitados didaticamente, para fortalecer o  aprendizado dos alunos. Hoje a maioria das escolas possuem bom suporte técnico tanto no que se refere a  acervo de filmes como  local  para ser mostrados o que tem gerado nos alunos maior  ententendimento dos conteúdos que os professores explicam. Na hora de resolver uma questão sobre determinado assunto, ao pensar sobre a resolução do mesmo... Se o aluno conseguir relacionar o conteúdo dado através de uma aula usando os recursos audiovisuais, não terá problema nenhum ao resolver seus deveres de classe e porque não dizer, até os extraclasse. Lições encontradas no filme: ‘A Virada’, que vimos na aula de ontem vão com a gente pela vida a fora. “Se tratar bem as pessoas, isso volta pra você”. Belas atitudes humanas comovem a alma da gente. A educação rondoniense conta com profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias, e isso certamente contribuirá para alcançar indices no IDEB tão sonhados pela educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário